Construção de Protótipos de Sistemas Térmicos
Construção de Protótipos de Sistemas Térmicos
O termo Protótipo vem do grego prótos (= primeiro) e typos (tipo), o que, numa tradução quase literal, significa primeiro tipo ou primeiro modelo.
A prototipagem é um processo realizado nos mais diferentes modelos de negócios, com a finalidade de gerar POC (Prova de Conceito) ou MVP (Mínimo Produto Viável). A ideia é que, com o feedback dos usuários, o produto final tenha mais sucesso entre o público.
É necessário haver equilíbrio entre o nível de detalhes do protótipo e despesa. Basicamente, uma boa relação custo-benefício. Pensando nisso, confira alguns passos iniciais para fazer o seu protótipo. A maioria dos projetos se iniciam com lápis e papel e depois começam a ser desenhados em softwares específicos, de acordo com a sua utilidade. Por exemplo, se você está fazendo uma peça de automóvel, precisará desenhá-la em um software profissional como o CAD.
Aperfeiçoar ao máximo o produto final é justamente o objetivo do protótipo! Por isso, é muito importante ajustar o protótipo em todos os pontos que for necessário. Revise sempre todas as etapas de criação para identificar possíveis falhas e aplicar demais melhorias no projeto.
Quando o protótipo atender a todos os requisitos necessários, é o momento de criar o MVP para validar o mercado. É necessário cuidado e atenção redobrada para que tudo que foi colocado no papel seja transmitido realisticamente.
É essencial conhecer os diferentes tipos de protótipos e entender em quais momentos eles podem ser melhor utilizados. Cada projeto é único e possivelmente você decidirá adotar um ou mais métodos de prototipação de acordo com o estágio em que o projeto se encontra.
Comentários
Postar um comentário