A Eficiência Energética

                                                           A Eficiência Energética   


Eficiência energética é o uso racional e eficaz da energia para atender às necessidades humanas sem comprometer o meio ambiente. Isso inclui medidas para reduzir o consumo de energia, melhorar a eficiência de equipamentos e processos e aumentar a utilização de fontes de energia renováveis. Como essas medidas podem ser colocadas em prática em nosso dia a dia, em especial em instalações industriais e em empresas de um modo geral.

  • A Eficiência Energética pode ser implementada em estruturas particulares ou públicas. 
  • A troca de lâmpadas incandescentes por de LED foi uma das principais medidas de Eficiência Energética adotada no Brasil nos últimos anos. 
  • Por meio de ações técnicas, a economia anual com consumo de energia do setor industrial no Brasil pode chegar a R$ 5 bilhões.
  • O setor industrial brasileiro tem um potencial médio de redução de consumo de 11,1%. 
  • Especialistas ambientais consideram o uso racional de energia como uma das principais medidas mais promissoras no combate às mudanças climáticas, com a redução do consumo de combustíveis fósseis.   
O conceito de Eficiência Energética consiste em formas de geração e utilização de energia que combine de maneira efetiva o menor uso possível de recursos naturais e financeiros. Objetivo final é evitar ao máximo o desperdício, de maneira que equipamentos utilizem energia estritamente necessária para o seu funcionamento, desde uma lâmpada elétrica a instalações industriais. O uso eficiente de energia exige equipamentos que tenham bom desempenho, ou seja, utilizem menos eletricidade para gerar a mesma quantidade de energia útil em relação a outros similares. A eficiência energética está diretamente ligada com um modo sustentável de se produzir energia. Por definição, o conceito consiste na relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para a sua realização. No Brasil, a discussão energética passa, antes de qualquer coisa, pela preocupação com a redução de emissões de gases de efeito estufa, como o gás carbônico. A descarbonização é assunto frequente e preocupação constante para profissionais do ramo. A concretização da descarbonização passa por algumas possibilidades de rotas tecnológicas, que vão desde biocombustíveis, como bioetanol e biometano, até veículos elétricos, passando também pelo uso de fontes renováveis de energia, como a matriz hídrica, assim chegamos em um dos pontos mais importantes quando tratamos de eficiência energética no Brasil. Nosso país é, hoje, dependente dos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração de energia em âmbito nacional. As projeções apontam que, até 2025, nosso país possuirá uma matriz energética com quase 75% de fontes renováveis, somando-se energia hidrelétrica, eólica e solar. 

A eficiência energética está diretamente ligada com um modo sustentável de se produzir energia. Por definição, o conceito consiste na relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para a sua realização. No Brasil, a discussão energética passa, antes de qualquer coisa, pela preocupação com a redução de emissões de gases de efeito estufa, como o gás carbônico. A descarbonização é assunto frequente e preocupação constante para profissionais do ramo. A concretização da descarbonização passa por algumas possibilidades de rotas tecnológicas, que vão desde biocombustíveis, como bioetanol e biometano, até veículos elétricos, passando também pelo uso de fontes renováveis de energia, como a matriz hídrica, assim chegamos em um dos pontos mais importantes quando tratamos de eficiência energética no Brasil. Nosso país é, hoje, dependente dos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração de energia em âmbito nacional. As projeções apontam que, até 2025, nosso país possuirá uma matriz energética com quase 75% de fontes renováveis, somando-se energia hidrelétrica, eólica e solar.    











                                                                                                                                



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A relação da meiose e a 2° Lei de Mendel

Biotecnologia na produção de energia renovável

Deriva Gênica