Organelas Citoplasmáticas e suas Funções
Organelas Citoplasmáticas e suas Funções
Citosol - O citosol ou hialoplasma, como também é conhecido, armazena substâncias que são usadas pelas células. Ele é um líquido gelatinoso, que pode possuir consistência mais fluída ou viscosa, além de ser rico em água, proteínas dissolvidas, eletrólitos, glicose, compostos lipídicos e substâncias que irão comportar as organelas celulares e o citoesqueleto.
Organelas celulares - célula animal:
Retículo endoplasmático rugoso - O Retículo Endoplasmático Rugoso (RER) recebe esse nome devido a sua estrutura rugosa e a presença de vários grânulos (ribossomos), além disso possui um formato achatado. A sua principal função é fazer a sintetização de proteínas e transportá-las para outros locais fora da célula. Já os ribossomos irão sintetizar as proteínas que serão utilizadas no interior da célula.
Retículo endoplasmático liso - O retículo endoplasmático liso possui a função de sintetizar lipídeos, a exemplo dos fosfolipídios, óleos e esteroides (incluindo os hormônios sexuais estrogênio e testosterona), promovendo a desintoxicação da célula. Além disso, ele desempenha outra função importante que é o metabolismo celular e a quebra do álcool presente no corpo de quem ingere bebida alcoólica.
Complexo de Golgi - O complexo de golgi armazena, modifica e exporta as proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e realiza a função de sintetizar carboidratos do tipo polissacarídeos. Essas proteínas sofrem a reação da adição de um açúcar (glicosiladas) no retículo endoplasmático e no golgi. É assim que o processo se completa, caso contrário, essas proteínas podem se tornar inativas. Além disso, são responsáveis por produzir o acrossomo (cabeça do espermatozoide).
Lisossomos - Os lisossomos são organelas celulares que contêm substâncias digestivas formadas no retículo endoplasmático rugoso e amadurecidas pelo complexo golgiense. Assim, sua função é digerir moléculas orgânicas como lipídios, carboidratos, proteínas e ácidos nucleicos (DNA e RNA).
Peroxissomos - Os perixossomos são organelas celulares que produzem enzimas digestivas, que são responsáveis pela catalisação do peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada (H2O2). Isso porque a água oxigenada é uma substância tóxica para a célula e a sua produção em excesso é prejudicial à saúde. Por isso, os peroxissomos produzem uma enzima chamada de catalase, capaz de destruir essa substância.
Mitocôndrias - As mitocôndrias possuem o próprio DNA (se reproduzem sozinhas) e o próprio ribossomo. Estão envolvidas por uma membrana dupla (interna e externa), chamada de cristas mitocondriais. Elas realizam a respiração celular e produzem grande parte de energia (ATP) essenciais para manter o funcionamento das células.
Núcleo - O núcleo é a maior organela existente em uma célula eucarionte, pois ele é responsável por guardar o material genético, o DNA do ser vivo e comandar tudo que acontece dentro da célula.
Centríolos - Os centríolos são organelas formadas por microtúbulos que vão ajudar os
cromossomos a se separarem na hora da divisão celular (mitose e meiose). Estão presentes também em cílios e flagelos, auxiliando na locomoção de algumas células.
cromossomos a se separarem na hora da divisão celular (mitose e meiose). Estão presentes também em cílios e flagelos, auxiliando na locomoção de algumas células.
Organelas celulares - célula vegetal:
Vacúolos - A principal função dos vacúolos é garantir a reserva de substâncias como a seiva, que atua no mecanismo da pressão osmótica, conhecida como tugor. Assim, o tugor regula a entrada de água e a rigidez dos tecidos vegetais, permitindo que a planta fique mais ereta. Embora seja uma organela típica de células vegetais, os vacúolos também agem em organismos procariotas (bactérias) com função de armazenamento, ingestão, digestão e eliminação de substâncias.
Plastos - Os plastos são importantes organelas da célula vegetal. Em sua estrutura elas possuem os cloroplastos (clorofila) que realizam a fotossíntese. A forma e o tamanho podem variar conforme o tipo de célula e organismo em que se encontram.
Comentários
Postar um comentário